Para aplicação do teste o nutricionista deverá obedecer aos itens especificados no anexo VII da referida resolução, com os seguintes parâmetros:
O QUE É TESTE DE ACEITABILIDADE: conjunto de procedimentos metodológicos, cientificamente reconhecidos, destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos escolares. Faz parte da análise sensorial de alimentos, que evoca, mede, analisa e interpreta reações das características de alimentos e materiais como são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição.
ÍNDICE RECOMENDADO: no mínimo, 90% para Resto Ingestão e de 85% para Escala Hedônica.
METODOLOGIAS
1- AVALIAÇÃO DE RESTOS OU RESTO INGESTÃO:
Baseia-se na obtenção dos pesos referentes à refeição rejeitada e à refeição distribuída.
Considera-se como refeição distribuída a subtração entre os pesos da alimentação produzida e a sobra de refeição limpa que não foi servida ao aluno.
Após a obtenção dos pesos das refeições rejeitadas e da refeição distribuída, os valores obtidos são
inseridos nas fórmulas abaixo, com vista a obter o percentual de rejeição, que será utilizado no cálculo do PERCENTUAL DE ACEITAÇÃO (ÍNDICE DE ACEITABILDIADE):
PERCENTUAL DE REJEIÇÃO = (Peso da refeição rejeitada x 100)/ Peso da refeição distribuída.
PERCENTUAL DE ACEITAÇÃO = 100 – PERCENTUAL DE REJEIÇÃO = x% de aceitação.
2- ESCALA HEDÔNICA:
A criança responderá as fichas que indicará em uma escala o grau que gostou ou desgostou do cardápio servido na escola.
Para o cálculo do índice de aceitabilidade, será considerada a somatória das porcentagens das respostas gostei (4) e adorei (5).
Para a realização da metodologia escala hedônica é necessário que a Entidade Executora tenha disponível os seguintes materiais: fichas de escala hedônica impressas e cortadas, balança, e matérias de escritório para registrar os dados que forem necessários.
Cartelas feitas com “carinhas” e o sistema é como uma votação, onde a criança aponta sua opinião selecionando uma cartela (carinha) e colocando em uma urna.
Para o cálculo do índice de aceitabilidade, as fichas (carinhas) serão recolhidas e será considerada a somatória das porcentagens de respostas dadas as “carinhas” gostei (4) e adorei (5).
MODELOS DAS FICHAS A SEREM APLICADAS:
Figura 1: Modelo de ficha de escala hedônica facial
Figura 2: Modelo de ficha de escala hedônica facial mista
Figura 3: Modelo de ficha de escala hedônica verbal
Marta Emiliana Mesquita Martins – Nutricionista RT PNAE-TO
Texto retirado do site http://www.fnde.gov.br/



Nenhum comentário:
Postar um comentário