O PROFESSOR COMO MODELO DE HÁBITO ALIMENTAR
O professor exerce papel fundamental! Todos os profissionais envolvidos no processo devem estar sensibilizados e capacitados para produzir e desenvolver estratégias de formação do aluno. O ideal é que o tema alimentação saudável seja incorporado ao projeto político pedagógico da escola, perpassando todas as áreas de estudo e propiciando experiências no cotidiano das atividades escolares.
O professor exerce papel fundamental! Todos os profissionais envolvidos no processo devem estar sensibilizados e capacitados para produzir e desenvolver estratégias de formação do aluno. O ideal é que o tema alimentação saudável seja incorporado ao projeto político pedagógico da escola, perpassando todas as áreas de estudo e propiciando experiências no cotidiano das atividades escolares.
Vivendo diariamente com a criança, o professor tem oportunidade para acompanhá-la no momento da alimentação. Esse contato permite que desenvolva com os alunos uma série de comportamentos.
Para que o processo de Educação Nutricional seja efetivo deve abordar três áreas de currículo: a sala de aula, o ambiente e a família.
Uma estratégia fundamental é o estabelecimento de diálogo, discussão e colaboração com as famílias, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo.
A integração com os pais é sempre muito importante para que conceitos aprendidos possam ser aplicados. O jovem tem condições de entender o que é uma alimentação equilibrada, mas nem sempre tem a oportunidade de aplicar esses conhecimentos - daí a importância da integração escola/ família. Por exemplo, se num painel de degustação a criança experimenta alimento até então desconhecido, gosta de seu sabor e se interessa por suas propriedades nutritivas, existe grande chance desse alimento vir a fazer parte de sua dieta alimentar, se a família se dispuser a ingeri-lo e se tiver condições de adquiri-lo.
A estrutura e a presença de pessoal capacitado, diretores, professores e manipuladores de alimentos, permitem a orientação constante do público e o acompanhamento das modificações alcançadas. O modelo abaixo indica como projetos centralizados no aluno devem envolver todos os membros da escola, enfatizando os processos que levam à modificação da política e do ambiente escola.
Uma estratégia fundamental é o estabelecimento de diálogo, discussão e colaboração com as famílias, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo.
A integração com os pais é sempre muito importante para que conceitos aprendidos possam ser aplicados. O jovem tem condições de entender o que é uma alimentação equilibrada, mas nem sempre tem a oportunidade de aplicar esses conhecimentos - daí a importância da integração escola/ família. Por exemplo, se num painel de degustação a criança experimenta alimento até então desconhecido, gosta de seu sabor e se interessa por suas propriedades nutritivas, existe grande chance desse alimento vir a fazer parte de sua dieta alimentar, se a família se dispuser a ingeri-lo e se tiver condições de adquiri-lo.
A estrutura e a presença de pessoal capacitado, diretores, professores e manipuladores de alimentos, permitem a orientação constante do público e o acompanhamento das modificações alcançadas. O modelo abaixo indica como projetos centralizados no aluno devem envolver todos os membros da escola, enfatizando os processos que levam à modificação da política e do ambiente escola.

Postado por Erineide Araújo Brito Dias – Pedagoga do PNAE-TO
Texto retirado do site http://www.unifesp.br/homebaixada/ideias_cecane.pdf
Texto retirado do site http://www.unifesp.br/homebaixada/ideias_cecane.pdf
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